segunda-feira, 5 de outubro de 2015

    O aumento da favelização no RJ a   partir da reforma de Pereira Passos

    
  
   Por conta desse cenário, os governos federal e municipal destruíram, cada qual, seu processo de reforma do Rio de Janeiro. A iniciativa municipal, coordenada pelo então prefeito Pereira Passos, ficou vulgarmente conhecida como “bota abaixo”.Com o objetivo de acalmar o Rio de Janeiro e  controlar o crescimento de doenças e modernizar o tráfego e a comunicação entre as regiões da cidade.
     
      A Reforma Pereira Passos, como ficou conhecido o processo de modernização da cidade, consistiu na demolição de casas - particularmente os cortiços que se multiplicavam com a imigração.  A Reforma  também costuma ser apontada como responsável pelo surgimento das primeiras favelas no Rio de Janeiro – a população trabalhadora mais pobre, expulsa de suas casas no centro, foi obrigada a ir morar nos morros para permanecer relativamente próxima do trabalho.


    Essa reforma significou uma grande interferência urbana e social, iniciando a separação de atividades urbanas e de classes sociais, criando um centro e uma imagem de cidade modernizada por meio da destruição de largos trechos urbanos e pelo deslocamento da população 


Rua dos Arcos 
Avenida Central
Teatro Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário